Skip to main content
Cancelamento não solicitado

Cancelamento não solicitado: conheça essa reclamação

Neste artigo vamos falar especificamente de cancelamento não solicitado, como podem acontecer, como resolver e outros pontos deste problema.

Algumas empresas passam por dificuldades junto às operadoras, em sua maioria as empresas reclamam de assuntos de cancelamentos ou contas ou cobranças, onde cada uma tem vários tipos de problemas.

O cancelamento não solicitado é quando você, cliente, não pede o cancelamento de uma linha e ela é desativada sem sua autorização ou conhecimento.

Este conteúdo faz parte do material que preparamos falando de reclamações que podem acontecer sobre os serviços de telecom, dá uma olhada nos outros conteúdos desta categoria.

Vamos continuar.

Veja o vídeo que fizemos sobre o cancelamento não solicitado

Agora, deixa eu te mostrar as informações no artigo.

Esse cancelamento não solicitado pode acontecer em quais serviços de telecom?

Em todos os serviços podemos ver essa situação, exemplo:

  • Telefonia móvel pós-pago, a rádio e fixa
  • Banda larga ADSL e links dedicados

Assim, você precisa saber da possibilidade de aparecer um problema desse na sua frente a qualquer momento.

Vou te mostrar abaixo quais são esses momentos, cenários e situações, mas antes entenda porque isso não acontece em um telefone celular pré-pago.

O cancelamento não solicitado acontece em um telefone pré-pago?

Não, uma linha de telefonia móvel com um plano pré-pago não é cancelado com um pedido, ele é cancelado de forma automática quando o usuário deixa de utilizar a linha e colocar créditos.

Desta forma, os sistemas das operadoras não tem uma função de cancelar de imediato e o usuário precisa apenas deixar de usar o telefone para que o número deixe de funcionar e seja cancelado, tendo seu cadastro e funcionalidade desativado.

Quais as possíveis situações que podem acontecer em um pedido de cancelamento não solicitado

Veja algumas situações que podem acontecer:

  • Erro do atendente por pedido de cancelamento parcial;
  • Confusão do atendente da operadora por estar vendo demanda de outra empresa;
  • Atendente cancela uma linha errada;
  • Gestor de telecom usa a palavra errada ao falar com o atendimento;
  • O administrador dos contratos pediu o cancelamento da linha errada;
  • Falha no sistema da operadora (sem intervenção humana);
  • Cancelamento automático pela secretária eletrônica ou URA.

Agora, vamos detalhar cada uma dessas situações de cancelamento não solicitado que podem acontecer.

Erro do atendente por pedido de cancelamento parcial

Quando um cliente pede o cancelamento de linhas e contratos de forma parcial o atendente da operadora precisa de atenção para não cancelar uma linha de maneira incorreta.

Há casos em que acontece o cancelamento de todas as linhas ou de linhas que não eram para terem o cancelamento realizado, por isso se torna um cancelamento não solicitado, por causa deste erro.

Confusão do atendente por estar vendo demanda de outra empresa

Erros acontecem isso é natural, a falha de um atendente acontece, onde a operadora deve resolver o mais rápido possível, porém para chegar nesta afirmativa precisa de um determinado tempo e esforço para compreender o que ocasionou este cancelamento indevido.

Em 01/01 de um certo ano, em pleno feriado de ano novo, um gestor administrativo, que era meu cliente, me ligou as 7h dizendo que todas as linhas móveis da empresa pararam de funcionar. Imediatamente eu disse para ele aguardar que eu iria verificar o que aconteceu e resolver a questão.

Fui rastrear minhas solicitações de cancelamento para aquela operadora em nome da empresa e não encontrei pedido disso, quando falei com o atendimento vi que estavam em fase de cancelamento e pedi que fossem reativadas com a maior urgência possível. O que aconteceu em alguns minutos.

Depois do acontecido, pedi esclarecimentos a operadora e descobrimos que um atendente estava fazendo a tratativa de uma empresa e se confundiu com o código de cliente e acabou fazendo o pedido de cancelamento de todo o nosso contrato de forma equivocada no sistema.

Atendente cancela uma linha errada

O atendente pode se confundir ao cancelar o número, até porque todos somos humanos. Isso pode acontecer com ele mudando apenas um número da sequência informada e que o número pertença a mesma empresa ou até de uma empresa diferente.

Por isso, você Gestor de Telecom, precisa confirmar várias vezes o número da linha durante o seu contato com o atendimento da operadora. Para evitar este tipo de erro.

Gestor de telecom usa a palavra errada ao falar com o atendimento

Cada operadora tem um dialeto diferente, algumas coisas que falam diferente e quando você fala com várias ao mesmo tempo começa a entender a linguagem.

Mas, já vi situações em que o cliente queria bloquear a linha porque foi roubado e durante a ligação pediu para cancelar a linha, ocasionando o cancelamento da linha no momento.

Porém, depois o cliente pede para colocar um novo chip na linha e vê que o número está cancelado, relutando com a situação e achando que houve um cancelamento não solicitado.

Por isso, você deve pedir o que precisa e esclarecer com o atendente da operadora sempre que tiver dúvida e dizer porque precisa daquela ação, para não acontecerem falhas de comunicação.

O administrador dos contratos pediu o cancelamento da linha errada

Quem não comete erros, não é verdade?

Vai que você ou um usuário da empresa diz o número do telefone errado para você pedir o cancelamento junto da operadora e depois que você concluiu um outro usuário te diz que o telefone deixou de funcionar e que aconteceu um cancelamento não solicitado, pois ele não pediu nada disso.

Isso acontece, por isso é bom confirmar as informações mais de uma vez para não ter retrabalho e cancelar a linha correta. Mas, podem acontecer imprevistos mesmo com mais de uma confirmação do número.

Falha no sistema da operadora (sem intervenção humana)

Como estamos falando de falhas, precisamos saber que os sistemas também tem os seus, não apenas nós humanos. Mas, neste tipo caso deve ser mais fácil de identificar o acontecido para reaver o número que teve seu cancelamento não solicitado.

Deixe registrado as ações realizadas em algum local junto com todos os seus contatos com a operadora.

Cancelamento automático pela secretária eletrônica ou URA

As operadoras de telefonia móvel são obrigadas a disponibilizarem no atendimento eletrônico a opção de cancelamento sem intervenção humana e isso pode causar um cancelamento não solicitado se alguém fizer sem intenção.

Por isso, sempre é bom ter cuidado com as linhas corporativas que estão cadastradas como de um gestor de telecom.

A importância do Gestor de Telecom ser rápido para identificar o causador do problema

Eu sempre penso que não importa o problema para quem está na dificuldade, mas sim o tempo que leva para resolver a situação.

Pensando nisso eu criei um curso para ensinar sobre Gestão de Telecom para profissionais que fazem essa atividade ou que queiram fazer. O curso é dividido em dois pilares, um voltado para negociações e a parte financeira e outro na parte operacional e administrativa dos contratos de telecom.

Se quiser saber mais, acessa o www.reduzacustostodomes.com.br e conheça o método Reduza Custos Todo Mês.

Como resolver a situação e ter a linha ativa novamente

Assim que você perceber ou te avisarem que as linhas deixaram de funcionar fale com o atendimento da operadora para avaliar se aconteceu um pedido de cancelamento não solicitado.

Primeiro passo é ligar para a operadora para entender o problema, é onde vão te dizer que a linha está cancelada ou em fase de cancelamento, aí você vai descobrir que não pediu isso e vira uma situação de cancelamento não solicitado.

Em seguida, você pede a reativação do contrato.

A operadora vai te dizer como fazer isso e passar orientações na questão de prazos e ações.

Após isso você deve reaver o seu número.

O prazo de quarentena

Todo pedido de cancelamento de linhas telefônicas deve deixa-las guardadas um determinado tempo para que sejam disponibilizadas para um novo cliente.

Normalmente é um prazo de 30 ou 40 dias, depende de cada operadora o prazo que cada uma utiliza. Isso serve para você ter tempo de reaver o número e para as pessoas que fazem contato com você vejam que o número está inativo.

Outro cliente da operadora pode receber o número da linha, após o prazo.

Os casos judiciais de cancelamento não solicitado

Quando não se consegue resolver de forma administrativa e precisa entrar no meio judicial com o Procon ou uma ação judicial, por exemplo. Existem alternativas para você que não conseguiu resolver pela via administrativa com a operadora.

Neste caso, oriento a buscar a orientação de um advogado, pois ele é o especialista nesta área e deve te orientar sobre a melhor maneira de resolver esta questão pelo meio jurídico.

Esperamos que você tenha uma resolução do seu problema de cancelamento não solicitado

Quando você descobrir que está em um caso de cancelamento não solicitado, tempo é o X da questão para você ter sua linha funcionando normalmente. Por isso, fizemos este conteúdo, para te orientar e da mais velocidade a este fluxo para você.

Lembre de guardar todas as informações, protocolos e contatos realizados com a operadora para que você tenha provas do que está reclamando.

Se tiver alguma dúvida sobre o assunto, comenta aqui ou em nossas redes que te responderemos algo.

One thought to “Cancelamento não solicitado: conheça essa reclamação”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *