Skip to main content
Telefonia Fixa Para Receber Ligações

Telefonia Fixa para Receber Ligações

Olá, tudo bem?

Meu nome é Kleber Aragão e neste artigo que você saiba Como Escolher o MELHOR Serviço de Telefonia Fixa Para Receber Ligações, isso, especificamente para empresas.

Falo da definição do que é MELHOR, como eu vejo e como escolho…

Além disso, mostro quais são as opções do Mercado sobre o Serviço de Telefonia Fixa Para Receber Ligações em diversos cenários e tecnologias.

A aula está abaixo, caso prefira por vídeo:

Há, se você tiver alguma dúvida ou quiser falar algo, basta mandar um comentário aqui no artigo que te responderei.

Definição do que é “MELHOR”, em um Serviço de Telefonia Fixa Para Receber Ligações

Cada pessoa pode ter sua definição de “MELHOR” além da que existe no dicionário.

Mas, no dicionário encontro a seguinte definição: Acima do bom; superior em relação a outra coisa; que contém o mais alto grau de qualidade; Que atente as exigências pessoais de alguém.

Porém quando se pensa em um Serviço de Telefonia Fixa Para Receber Ligações, eu vejo e analiso os seguintes pontos:

  • Preço competitivo
  • Tempo de reparo
  • Tecnologia utilizada
  • Resposta do atendimento
  • Redundância do serviço

O conjunto de todas essas características de uma oferta, me faz ver as melhores propostas possíveis para aquisição de um telefone fixo.

Entretando, tudo depende da necessidade de cada cliente e cada projeto.

Porque saber Escolher a MELHOR Telefonia Fixa Para Receber Chamadas

Pode ser que você saiba ou não, mas eu criei a Metodologia Reduza Custos Todo Mês com o foco em reduzir os custos dos serviços de telecom, independente do tipo de serviço. Nela, existe o Pilar Negociação e Pilar Gestão que dão a direção das etapas para chegar ao foco.

Pensando nisso, saber como escolher a Melhor Telefonia Fixa Para Receber Chamadas é fundamental para definir e conhecer as ofertas que o mercado tem. Saber como distinguir das tecnologias, com suas vantagens e desvantagens.

Por existirem possibilidades diferentes, você deve entendê-las para ai sim ter uma melhor decisão sobre o que contratar.

Isso tudo ajuda a otimizar os custos dos serviços de telefonia fixa em qualquer necessidade. Esse conhecimento te leva a este nível de percepção e escolha do melhor fornecedor.

4 possibilidades para ter um serviço de Telefonia Fixa Para Receber Ligações

Sempre é bom ter um ponto de partida para qualquer negociação, certo?

Na contratação de um telefone fixo eu vejo qual a demanda para fazer e receber chamadas, pois isso nos dá um direcionamento para entender qual é o seu Retrato e posteriormente definir o Autorretrato.

Ah, caso não saiba, Retrato é o cenário atual, o que se utiliza, e Autorretrato é como queremos que seja. Isso é como defino as necessidades na Metodologia Reduza Custos Todo Mês.

Partindo deste princípio, para quem recebe as ligações, podemos dividir em:

  1. Apenas receber chamadas locais
  2. Receber chamadas de todo o Brasil
  3. Atendimento ao Cliente / SAC / Vendas / Suporte
  4. Atendimento via Whatsapp

Cada uma dessas situações tem suas particularidades e possibilidades na utilização dos serviços.

Qual o MELHOR Serviço de Telefonia Fixa Para Para Receber Chamadas Apenas locais

O principal fluxo de recebimento das chamadas são vindas de números do mesmo DDD do telefone, isso são ligações locais.

Isso é o que acontece com a maioria dos negócios que possuem uma atuação pequena, como um negócio local e que seus clientes não estão em outro estado, na maioria dos casos.

Desta forma, temos algumas alternativas na contratação, que são:

Ter um Número Local, que é você ter um número de telefone fixo com DDD em uma determinada cidade.

Contratar um Número Nacional, que é você ter um número de telefone fixo registrado em todos os DDD do Brasil e atender as ligações onde desejar.

Adquirir um Telefone 0800, que pode funcionar especificamente nas regiões metropolitanas e nas capitais fazendo com que você precise de um Número Local ou Número Nacional para complementar o recebimento das chamadas, sendo essas ligações para o 0800 sem custo para quem liga.

Colocar um Número 0300, utilizado por algumas empresas em que o cliente paga uma tarifa por minuto independente do plano de telefonia do cliente, pois será como um valor extra.

Você pode utilizar qualquer um desses, mas para escolher o melhor depende da sua demanda e do negócio em si.

Sendo uma estrutura em que você não precisa atender ligações do Brasil todo, contratar um Número Local será a alternativa mais adequada, porém se você atua em 2 estados ou mais pode ser necessário um Número Nacional para atender sua demanda.

Qual o MELHOR Serviço de Telefonia Fixa Para Receber Telefonemas de TODO o Brasil

Pensando nas ligações recebidas de qualquer lugar do Brasil, ou seja, qualquer pessoa pode te ligar e essa é a maioria das ligações recebidas, que não tem um local específico na maioria das vezes.

Podemos ter um Número local, Número Nacional, Número 0800 (Capitais e RM) ou um Número 0300 para atender essa necessidade. Isso é possível.

Estratégias Viáveis

Para o cliente sempre será mais agradável pagar o menor valor possível, e ai temos uma estratégia pensando no que o cliente fica mais satisfeito e que temos o Número 0800 e o Número Nacional para atender este fluxo.

Outra estratégia, é receber a ligação do cliente através do 0800 e retornar para ele por algum telefone em que o custo da ligação seja mais barato do que a recebida e não afeta tando a comunicação com seu cliente final.

Pensando no Melhor

Quando pensamos no melhor, depende de para quem é este melhor, concorda?

Se for contratado um Número local, provavelmente a empresa não está tão preocupada em receber ligações e baratear o custo desta comunicação para o cliente, já que a maioria terá que realizar uma ligação interurbana e algumas pessoas podem ter dificuldade com isso. Mesmo que a maiora dos planos do mercado tenham ligações ilimitadas, mas, não são todos.

Então, vejo o Número local como não sendo a melhor alternativa.

Número Nacional você terá um registro em todos os DDDs e isso facilita o contato do seu cliente que só precisa ter o seu número e digitar, sem a necessidade do DDD, com que deixa seu atendimento mais preparado para a demanda nacional.

O que você pode fazer, é contratar um 0800 para atendimento nas capitais e regiões metropolitanas em conjunto com um Número local ou Número Nacional para atender essas ligações. Isso pode deixar mais barato o fluxo do recebimento das chamadas e até para retornar as ligações, se for preciso.

Qual o MELHOR Serviço de Telefonia Fixa Para Receber Ligações no Atendimento ao Cliente

Nas ligações para atender demandas seja de clientes, prospectos, fornecedores, suporte, funcionparios e diversas outras onde preciso de ajuda para saber como estuturar um atendimento.

Esse atendimento pode de diversas formas, mas quero que você compreenda no mínimo esses 4 tipos:

  • SAC, Serviço de Atendimento ao Consumidor
  • Atendimento ao Cliente
  • Suporte ou assistência
  • Vendas e Prospecção

Temos a possibilidade de contratar qualquer tipo de serviço, seja um 0300, um Número local, um Número Nacional, ou um 0800 para o atendimento.

Para Vendas e Prospecção

Você ligaria para um 0300, onde você paga pela ligação além do plano, para comprar algo?

Não, pelo menos eu não faria esta ligação.

Então, Vendas, o melhor é ter um 0800 para que a pessoa ligue e faça o seu pedido ou tire suas dúvidas com o objetivo de concretizar a venda do serviço ou produto. Na verdade, você está pagando pelo “Lead”, pela prospecção só que de através de uma ligação telefônica sem custo para quem liga.

Isso é mais atrativo e agradável para quem deseja comprar algo, o que achas?

Outra opção é ter um Número Nacional, que também faz uma percepção de valor similar ao 0800, porém o cliente ainda paga, só que por uma chamada local, que pode estar contida no plano que a pessoa já tem e não terá custo para realizar esta chamada.

Já tento um Número Local e que a pessoa esteja em outro estado, pode não ser tão agradável porque a pessoal pode ser cobrada pela ligação, que será uma interurbana. Em alguns casos, até no mesmo estado, basta mudar o DDD.

Assim, tendo um Número Nacional ou um 0800, será melhor para atender esta demanda na visão do seu cliente e até dos seus custos.

Outros Atendimentos

Se for um atendimento de Suporte ou SAC?

Será o mesmo raciocínio de Vendas para a empresa que tem uma demanda nacional.

Ah, mas eu só tenho clientes no mesmo DDD ou mesmo Estado. Ai o melhor é ter um Número local, pois será mais barato e mesmo realizando uma estrutura de Atendimento ao Cliente.

Se você tem uma necessidade diferente, você consegue chegar no melhor serviço com essas informações que te passei?

O MELHOR Serviço de Telefonia Fixa Para Atendimento via Whatsapp

Quem nunca pensou em realizar o Atendimento ao Cliente através do Whatsapp?

Pois é, mas você sabe que pode fazer isso por um Telefone Fixo? Algumas pessoas não sabem, será que você ERA uma delas?

O Whatsapp Business, permite este tipo de configuração, seja você com um Número Local, um Número Nacional (escolhendo 1 ou todos os DDDs para cadastrar), um 0300 ou até um 0800. Mas, eu ainda não vi um sendo com o 0300.

Lembre que isso não vai fazer com que o custo aumente, não o da telefonia, mas pode ter para uma ferramenta utilizando o Whatsapp Business.

O Que Você Pode Evitar

Eu já vi empresas com um número de telefone celular para realizar o Atendimento via Whatsapp e com um outro Número Local para atendimento por telefone.

E, com isso você está gastando com um serviço que não tem necessidade, sendo o número de celular.

Isso é pensar em redução de custos e otimizar os serviços que já existem na operação.

A Melhor Alternativa

Se for o mesmo número de contato da agenda, facilita, facilita muito!

Que é o mesmo número que a pessoa liga quando precisa.

O telefone de atendimento de voz deve ser o mesmo para atendimento no Whatsapp, por praticidade e custo para você se seu cliente.

As 3 Tecnologias do Serviço de Telefonia Fixa Para Receber Ligações

Existem 3 tecnologias mais utilizadas na Telefonia Fixa, que são:

  • Cabeado, ou seja, o fiozinho levado até sua empresa disponibilizando o serviço.
  • VoIP, que vem e vai através da internet para utilização do serviço de voz.
  • Telefonia Móvel, que é ter um número de telefone fixo em um chip móvel.

A ideia de entender o que difere, como escolho, como não escolho vai variar de acordo com a necessidade de cada cliente, cada projeto.

Mas, vou te passar alguns pontos que vão te fazer diferenciá-los um pouco

Tipo de Atendimento

O atendimento das ligações, será centralizado ou descentralizado?

Isso é, as ligações recebidas serão direcionadas para um mesmo local ou podem ser atendidas em mais lugares?

Nesse contexto, a estrutura de Cabeado e Móvel é mais para centralizada e o VoIP para descentralizado e pode ser utilizado em qualquer lugar do mundo praticamente.

Mudança de Local

A facilidade do Móvel é boa, a do VoIP também e o Cabeado não deve ser algo difícil de fazer, só vai precisar do tempo da área de suporte técnico.

Mas, pensando em uma escala no que é mais rápido, temos o Móvel, seguido do VoIP e praticamente empatados e o Cabeado é o que tem o tempo maior quando o assunto é mudar o local da estrutura da telefonia fixa.

Volume de Chamadas

A variação por tipo de tecnologia não deve ser um fator que seja tão importante, pois praticamente os 3 devem ter a mesma estrutura no recebimento das chamadas.

O Móvel você tem uma certa limitação caso esteja recebendo em um telefone, mas existem equipamentos que podem receber estas ligações e destinar para algumas pessoas, porém utilizando um PABX por exemplo.

O VoIP e o Cabeado, são meios dispostos para um volume grande. Onde o VoIP ainda permite uma descentralização das chamadas e um atendimento mais massivo.

Tempo de Disponibilidade

Durante o ano você tem 100% de tempo, mas quanto disso pode ocorrer alguma falha, manutenção ou algo que impessa o serviço de funcionar normalmente? Isso é disponibilidade, medida em tempo.

O Cabeado é o que tem o menor tempo de disponibilidade nos meus clientes, seguido do Móvel e em terceiro o VoIP, sendo este com um tempo maior de disponibilidade.

Tempo de Reparo

Não poderia faltar é saber em quanto tempo as falhas devem ser verificadas e corrigidas, que é o tempo de reparo.

Apesar de nunca sabermos o tempo que realmente vai durar, mas pelo menos ter um contato com a área técnica ajuda bastante.

O bom é quando recebemos um retorno dizendo o que realmente aconteceu e o tempo que precisam para resolver.

O VoIP é mais rápido porque é basicamente um serviço de TI e possivelmente mais simples para resolver os problemas recorrentes. O Cabeado, é onde pode ter um prazo maior.

Mas, isso não quer dizer nada!

Tudo pode variar quando o assunto é tempo de reparo, o melhor é você ter alguém da área técnica para te ajudar junto a prestadora de telefonia fixa.

Porque não optar pela MELHOR Telefonia Fixa Para Para Receber Chamadas

Isso passa na cabeça de todo decisor de empresa, porque não optar por algum serviço.

Sempre é bom escolher o melhor serviço, mas pode ser que você não veja o que eu vejo.

Por isso, você precisa entender porque não foi realizada a escolha da melhor proposta pelo decisor da empresa e que de fato aprova os contratos.

Receio e Desconfiança

O decisor pode ter um receio ou desconfiança da prestadora ou tecnologia.

Alguns clientes já me disseram um não! Disseram que a tecnologia VoIP não agravada, mesmo sendo a melhor alternativa para a necessidade deles.

O importante é chegar em um acordo do que o cliente está confortável em ter e nos custos envolvidos.

Mudança da Estrutura com Custo

Em algumas situações pode ser necessário que a empresa faça um investimento financeiro para sua estrutura de telefonia fixa, com o objetivo de atender suas necessidades.

Porém, algumas organizações podem escolher não fazer e achar desnecessário pela mudança da estrutura e possivelmente na forma de atendimento.

Mas, aqui é possível mostrar outras visões.

É possível aumentar o valor do serviço ofertado pelo meu cliente para ter um faturamento maior e com isso disponibilizar uma nova estrutura de atendimento aos seus clientes? Por exemplo, implementar um 0800 adicionando R$ 5,00 para cada produto ou serviço vendido.

Isso pode variar de negócio para negócio.

Cultura das Pessoas

Na Cultura de Atendimento, as pessoas podem ter o costume de fazer as coisas da sua forma e quando alguém chega mostrando outras possibilidades de tecnologias e serviços pode causar desconforto.

Seja em quem atende ou em quem desenhou a estrutura atual ou em qualquer pessoa por algum motivo que é alterar a forma que as pessoas fazem algo.

Em alguns casos, até sem mudar o como elas fazem, mas a tecnologia e isso por sí só pode barrar na cultura.

Neste caso, mudar em fases é o mais adequado.

Ir aos poucos em busca do objetivo, economizando dinheiro e tendo o serviço funcionando na operação.

Resistência à Mudança

É normal, pode acontecer em todos os setores de uma empresa.

É preciso entender qual é a resistência, qual o motivo de não ver com bons olhos a proposta para o serviço de telefonia fixa que foi mostrada.

Concluindo sobre o Serviço de Telefonia Fixa no Recebimento de Chamadas

Se a melhor proposta não pode ser utilizada, vamos para a segunda melhor proposta.

Ah, mas a segunda melhor proposta não dá, vamos para a terceira.

Sempre existe uma melhor proposta para cada projeto, cada realidade, cada necessidade.

Na telefonia fixa, especificamente, para receber ligações, é algo que podemos avaliar com diversos indicadores para a escolha das propostas, por isso você deve avaliar em conjunto com a realização de chamadas para definir o melhor das duas formas de utilizar a telefonia fixa.

Lembre que é obrigação do Gestor de Telecom mostrar as melhores propostas e seus argumentos.

Dito tudo isso, me responde aqui nos comentários: agora você consegue ver qual é o Melhor Serviço de Telefonia Fixa Para Receber Ligações?

Por fim, se tiver Dúvidas? Manda um comentário também!

​Espero ter lhe ajudado.

Abraços e até breve.

=======================

Sobre o Reduza Custos Todo Mês – RCTM ↴
https://www.reduzacustostodomes.com.br

Meu site e blog ↴
https://www.kleberaragao.com.br

Você pode me encontrar nas redes ↴
Instagram = https://instagram.com/kleberaragao
Linkedin = https://www.linkedin.com/in/kleberaragao/
Facebook = https://www.facebook.com/kleberaragaoo
Youtube = https://www.youtube.com/c/KleberArag%C3%A3o

=======================

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *