Skip to main content
Troca do Chip Claro Empresa

Como fazer a troca do Chip Claro Empresa: Teoria e prática!

Neste artigo você vai aprender como fazer a troca do Chip Claro Empresa em todas as suas etapas. Todo gestor de contrato deve realizar alguma troca durante a vigência do contrato, pois aparecem imprevistos.

Aqui vamos ressaltar alguns pontos importantes que vão te auxiliar nesta tarefa.

De antemão digo que este é um conteúdo totalmente educativo, para ensinar o passo a passo, mostrar os motivos de fazer alguma troca do Chip Claro Empresa e como resolver alguns problemas que porventura apareçam.

Se preferir aprender por vídeo sobre a troca do Chip Claro Empresa

Dá uma olhada no conteúdo que fizemos.

Agora, vamos aos pontos deste artigo.

Antes de tudo, o que é esse Cartão SIM ou Chip ou Sim Card?

Pois é, existem algumas formas de chamar o mesmo equipamento de plástico que fica no seu celular para identificar a linha que você está usando. Você pode ouvir Chip ou Sim Card ou Cartão SIM, é o mesmo equipamento.

Ele é um cartão inteligente com identificação internacional contendo de 20 a 22 dígitos, normalmente as operadoras usam 20 dígitos, começando com 8955 no Brasil, tornando cada chip único no mundo.

Essa numeração longa, de 20 dígitos, é chamada de ICC-ID (Integrated Circuit Card ID) na tecnologia GSM. Logo, se alguém te perguntar qual a numeração o chip ou o ICC-ID, você já sabe como ele é.

Normalmente essa numeração está impressa no cartão e na embalagem em que ele veio.

A principal função de um cartão SIM é a “Autenticação do usuário”. Para que a operadora saiba que você é você e quais os serviços que a linha pode usar na rede.

Comparando e fazendo uma analogia do Chip

Como o chip tem uma numeração única, entenda que ele funciona de forma similar a um CPF.

Cada pessoa pode ter apenas 1 (um) CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) válido e ativo.

Da mesma forma, cada linha pode ter apenas um chip válido e ativo. É a mesma regra do CPF em um cenário normal.

Motivos que podem acontecer para você precisar fazer a troca do Chip Claro Empresa

Veja alguns cenários possíveis que te motivam a modificar o chip:

  • Chip danificado ou com defeito ou queimado
  • Mensagem de “Sim Inválido”
  • Testar o chip quando parar de funcionar
  • Chip perdido, roubado ou extraviado
  • Troca de chip indevida
  • Bloqueio de PIN ou PUK
  • Alteração de tecnologia
  • Em caso de portabilidade
  • Por não recebimento dos chips do contrato
  • Golpes, fraudes e crimes

Aprenda o que é de cada situação.

Chip danificado ou com defeito ou queimado

Isso pode acontecer sem aviso, simplesmente o chip deixa de funcionar no equipamento que estava.

Na Claro, o atendimento corporativo consegue identificar se o chip está com defeito via sistema, o que já ajuda na identificação do problema e o Gestor de Telecom consegue identificar o problema mais rápido.

Mensagem de “Sim Inválido” no aparelho

Pode acontecer isso por mal posicionamento do chip no equipamento ou se o aparelho não consegue fazer a leitura do Sim Card ou se o chip está em provisionamento, como uma situação de aguardando ativação.

Em alguns casos o problema está no chip e em outros no aparelho, ai é algo mais difícil de ter certeza sem fazer testes nos dois.

Teste quando o chip parar de funcionar e o equipamento

O ideal é que você faça dois testes.

O primeiro para testar o aparelho, colocando um outro chip que está funcionando no aparelho, se funcionar o problema não está no aparelho a princípio.

O segundo para testar o Sim Card, colocando o chip em outro aparelho que esteja funcionando, se funcionar o problema não está no chip e sim no aparelho a princípio.

Fazendo essas duas ações simples você vai descobrir onde está a falha para corrigir e voltar a utilizar sua linha.

Chip perdido, roubado ou extraviado

É quando acontece uma situação ruim e você não está com o chip devido a algum desses cenários. Até porque ninguém gosta de perder algum equipamento de trabalho ou de sofrer um assalto ou roubo.

Lembre de bloquear a linha e suspender para que não aconteçam utilizações indevidas.

Troca de chip indevida

Pode acontecer quando você pediu uma mudança do chip e a operadora fez a ação com uma numeração diferente da que você informou, colocando o chip informado em outra linha.

Ou o contrário, você pode ter informado a numeração incorreta da linha e a mudança ter acontecido de forma incorreta.

Em ambas, será necessário fazer uma nova troca do Chip Claro Empresa.

Parecido com o cenário anterior, é quando o erro é na numeração do Sim Card informado que ocorre a mudança para um chip que não está com você ou o seu usuário.

Bloqueio de PIN ou PUK

O PIN (Personal Identification Number) ou PUK (PIN Unblocking Key) são códigos de segurança, e quando são bloqueados e o usuário tem o equipamento impedido de uso só resta a alternativa de troca do Chip Claro Empresa.

Alteração de tecnologia

Tem os chips antigos e os mais novos, onde atualmente temos 3 tamanhos mais utilizados, o Micro o Mini e o Nano.

Se você comprar um novo aparelho também pode ser necessário trocar o Cartão SIM, pois o equipamento novo pode ter um tamanho diferente de chip.

A maioria dos chips vendidos ou entregues já devem vir com os encaixes por tamanho para facilitar a vida do usuário neste tipo de situação.

Em caso de portabilidade

Quando você precisa da linha com urgência e não está com os chips iniciais do contrato que a Claro enviou, porque já usa o número pode ser urgente não ficar sem contato, mesmo que seja por pouco tempo.

Quando a linha não está ativa em um plano corporativo da Claro, você não consegue fazer o pedido, precisa aguardar. Se pedir, será negado por que elas ainda não estão ativas.

Com a linha ativa é que você consegue fazer o pedido de troca do Chip Claro Empresa e utilizar as linhas.

Por não recebimento dos chips iniciais do contrato

Vai que acontece algum extravio ou perda ou simplesmente você não recebeu os equipamentos que deveria. Isso já aconteceu com alguns clientes meus.

O processo mais eficiente é fazer a troca do Chip Claro Empresa do que aguardar a operadora rastrear através do seu fornecedor como aconteceu a entrega e tentar avaliar onde aconteceu a falha na entrega.

Golpes, fraudes e crimes

Por segurança da empresa sempre é bom ter a numeração dos chips anotadas ou registradas.

Acontecem roubos de identidade e outros crimes, por isso sempre que acontecer algo deste tipo deve-se registrar um BO (Boletim de Ocorrência), é primordial para deixar tudo registrado.

Um conselho para o dia a dia

Uma boa ação é você sempre ter alguns chips reservas na empresa para essas situações de troca do Chip Claro Empresa.

Outra é o Gestor de Telecom ter o registro de todas as informações importantes para gerenciar os recursos de telecom, como a numeração dos chips.

Se quiser aprender mas sobre Gestão de Telecom

Dá uma olhada no método Reduza Custos Todo Mês.

Neste curso ensinamos você a ser um Gestor de Telecom e atuar em dois pilares: a Negociação e a Gestão.

Essa questão da troca do chip Claro Empresa aparece nas demandas de suporte, dentro do pilar Gestão.

Esse conteúdo, da troca do chip claro empresa, faz parte da Gestão de Telecom de qualquer empresa. Se você quiser conhecer mais sobre o método clica no link www.reduzacustostodomes.com.br.

Uma dúvida que alguns clientes têm sobre a troca do Chip Claro Empresa

Adquirir um outro chip, mudando de chip, vou ficar com o mesmo número?

Sim, este é o objetivo da troca, dar continuidade ao plano corporativo existente. Esta troca é gratuita, você só precisa comprar ou ter o novo Chip.

As etapas para o Gestor de Telecom ou Administrador do Contrato fazer a troca do Chip Claro Empresa

São três etapas, sendo:

  1. Comprar um Chip novo
  2. Trocar o Chip Claro Empresa junto a operadora
  3. Confirmar que a alteração foi realizada com sucesso

Veja o detalhamento abaixo, esse é o processo para você fazer na prática.

1 – Como comprar ou solicitar um Sim Card novo na Claro

  • Ligue para a operadora e confirme, sempre que possível, como fazer a comprar e o valor do equipamento.
  • Você ou algum colaborador da empresa deve comprar um chip virgem NP (Não programado) em loja que é para clientes corporativos da Claro.
  • Basta ir na loja e comprar o equipamento.

Informações adicionais:

2 – Fazer a troca do Chip Claro Empresa

Com o chip virgem em mãos, esteja ele com você fisicamente ou com um colaborador (o chip não precisa estar fisicamente com você, Gestor de Telecom).

  • O Gestor de Telecom deve enviar um e-mail para trocadechip.pme@claroatendimento.com.br no segmento de pequenas e médias empresas – PME.
  • Ou, para trocadechip@claroatendimento.com.br no segmento de grandes empresas – GE.
  • O conteúdo do e-mail deve conter no mínimo a razão social da empresa, CNPJ, número da linha que vai receber o chip, número do novo chip e o nome do gestor que está pedindo.
  • O e-mail deve ser enviado do e-mail cadastrado de um dos gestores do contrato.

Observação: Eles fazem o tratamento normalmente em algumas horas, mas se passar de 24h é bom ligar para o atendimento e registrar uma reclamação.

3 – Confirmar que a troca do Chip Claro Empresa foi realizada

Temos duas formas de confirmar, uma pela operadora e outra com o usuário que estiver com o chip em mãos.

  • Ligue para o atendimento empresarial e confirme que a troca foi realizada e que a linha está desbloqueada, basta perguntar a numeração do chip da linha que você fez o pedido de troca.
  • Com o usuário, peça para colocar o chip em um telefone e vê se tem internet, faz e recebe ligações… os mesmos serviços que tinha antes.

Com tudo funcionando, você concluiu a troca do chip Claro Empresa com sucesso.

Alguns casos de problemas comuns que podem acontecer com você, tipo um FAQ da troca do Chip Claro Empresa

Como nem tudo são flores, vou te dizer algumas situações problemáticas que podem aparecer.

Colaborador compra o chip errado

Eu já vi situações em que o usuário comprou o chip de outra operadora, se confundiu por ter mais de uma operadora em sua utilização. Ai não tem muito o que fazer a não ser guardar o chip para uma demanda futura.

Ou comprou da mesma operadora porém para um plano pré-pago. Nesta situação ele precisa voltar a loja, mas se comprou em algum quiosque que vende chip de toda operadora pode ser que não consiga o valor de volta.

Endereço de e-mail diferente do cadastrado como gestor

Quando você envia um e-mail assim, normalmente você não recebe resposta. Simplesmente ignoram sua mensagem. Ai vale confirmar os dados dos gestores junto a Claro e depois de atualizado fazer um novo envio da mensagem.

Numeração do chip incorreta

Quando a numeração está errada, você recebe uma mensagem dizendo isso, seja porque o chip virgem é para cliente pessoa física ou que a numeração está errada ou que aconteceu alguma falha, eles te respondem.

Mas, quando isso acontece normalmente você vai precisar adquirir um novo chip para fazer a troca do chip Claro Empresa.

Você enviar o e-mail, mas não tem resposta

Podem acontecer falhas, mesmo que seu cadastro esteja correto, você tenha enviado o e-mail com todas as informações, mesmo assim você não recebeu um retorno do seu pedido de troca.

Acontecendo isso, você deve ligar para o atendimento e reclamar para que façam uma verificação do que aconteceu e se necessário abrir uma reclamação formal para resolver seu caso.

Chip virgem comprado em um estado ou diferente do DDD original da linha

Cada estado pode ter uma numeração de chip específica e de HLR, o HLR é como um registro da localidade original do DDD da linha.

Quando você compra o chip de um estado diferente, pode receber uma mensagem negativa do seu pedido, pois o sistema da operadora pode não aceitar este chip para o DDD da linha que precisa da troca.

Linhas que não estão ativas

Quando você faz o pedido de troca, mas as linhas que não tiveram sua portabilidade realizada, ai você não consegue fazer a troca e precisa esperar que elas sejam ativadas no sistema da Claro.

Se a linha está com alguma suspensão ou bloqueio, pode ser que o pessoal que faz a tratativa da troca do Chip Claro Empresa não faça o desbloqueio e você precisará fazer contato com o atendimento da Claro para que ela seja ativada.

Com uma linha cancelada não é possível fazer a troca do Sim Card, pois a linha não terá como funcionar. Nesta situação, se você precisar da linha vai precisar realizar a reativação dela antes de pedir a troca do Chip.

O chip comprado está com defeito

Isso pode ocorrer, os equipamentos novos podem apresentar defeito e será necessário adquirir um novo chip Claro Empresa para efetuar a troca que você precisa fazer.

Vá na loja que você fez a compra e converse com o vendedor para trocar o equipamento defeituoso que foi comprado.

Se você tem ou passou por algum problema com a troca do Chip Claro Empresa

Me diz comentando este artigo ou vídeo, eu e minha equipe vamos tentar te ajudar com orientações.

Se aparecer um problema para você diferente do que falamos aqui, fala também, pois vai ajudar alguma outra pessoa que passar pelo mesmo que você.

Caso tenha problemas ou dificuldades com a troca do Chip Claro Empresa ou outros assuntos

Lembre que você tem 4 formas administrativas para resolver os problemas + 1 (uma) jurídica, por assim dizer, veja:

  • O atendimento da central de atendimento da Claro
  • O consultor de vendas da Claro
  • A ouvidoria da Claro
  • Anatel

Use-as sempre que precisar para otimizar o seu tempo e resolver no tempo mais breve possível qualquer problema.

O atendimento corporativo da Claro

A central de atendimento é o primeiro ponto de contato para verificar e resolver todas as questões, normalmente eles vão te orientar sobre a troca do chip Claro Empresa com as informações do e-mail e confirmar o seu e-mail de cadastro como gestor.

Tendo problemas no pedido via e-mail, eles podem te auxiliar abrindo e registrando o problema em não conseguir realizar este procedimento.

Consultor de vendas da Claro

Não conseguindo fazer a troca por e-mail, pode ser mais rápido você enviar sua demanda para seu consultor da Claro, mas lembre que nem todos fazem este tipo de ação pois eles precisam encaminhar esta demanda para os seus gerentes para ter a troca do Chip Claro Empresa realizada.

Ouvidoria da Claro

Você faz contato com a ouvidoria quando não conseguir nos meios anteriores, normalmente deve-se abrir um registro para que você receba um retorno sobre o problema. Eles pedem uns 10 dias.

Anatel

Passando por todos os canais que a Claro tem para atender o cliente corporativo e não tendo sucesso na troca do chip Claro Empresa, você deve registrar uma reclamação na Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

Passando desses 4 pontos acima

Ai, neste caso, você deve falar com jurídico da sua empresa, se tiver este departamento.

Você tem o Procon como opção ou entrar com uma ação judicia. Peça a ajuda de um advogado para ter orientações caso não tenha um departamento jurídico na sua organização.

Para finalizar sobre a troca do Chip Claro Empresa

Esperamos que com essas informações você consiga fazer a troca de forma prática e rápida, se tiver problemas também tem as orientações de como resolvê-las.

Se quiser outros conteúdos, pesquisa o que quiser no www.kleberaragao.com.br, nesta mesma página tem um campo de pesquisa lá em cima do seu lado direito se estiver em um computador ou aqui em baixo se estiver em um celular.

Se preferir, diz o que quer saber nos comentários que vamos ver e responderemos.

Até breve.

4 thoughts to “Como fazer a troca do Chip Claro Empresa: Teoria e prática!”

  1. Bom dia Kleber,

    Primeiramente gostaria de parabenizar o seu canal, nunca tinha visto um artigo tão completo com este assunto, estou com bastante dificuldades para ativar um novo chip após solicitar a suspensão da linha por furto, a Claro está me enrolando e sua página ajudou demais!

    Tenho uma dúvida que não conseguiram me esclarecer, é possível ativar o eSIM/e-CHIP para clientes CLARO EMPRESA?

  2. estou com um problema com a Claro, eu que sempre elogiei a empresa agora estou realmente desanimado, estava tudo indo muito bem, até o momento que me ligaram e me ofereçam pra anexar o meu celular particular a ,minha empresa, e eu fiz a besteira de aceitar, aí começou minha dor de cabeça, eu não recebo as faturas do celular pra pagar, não consigo acessar mais no aplicativo a fatura, enfim uma dificuldade impressionante pra conseguir tirar minha fatura pra pagto. e por isso eu gostaria de desvincular meu celular da empresa e voltar a ser como era antes, mas também é incrivelmente difícil, a Claro me decepcionou muito, já estou pensando em voltar pra vivo novamente, porque a vivo com todos seus defeitos tem acesso excelente de comunicação, nessas partes nunca tive problemas que eu estou tendo agora com a Claro, inclusive já postei no Reclame aqui, e lá mesmo eles falaram que geralmente vocês não costumam dar respostas, e realmente não me deram nenhuma resposta, é uma pena mas provavelmente vou pedir a portabilidade pra vivo novamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *